Em 1988, como parte de seu planejamento estratégico, o Grupo Martins iniciou a criação da UMV – Universidade Martins do Varejo, visando estreitar o relacionamento com seus clientes e melhorar a sua competitividade, cuja inauguração se deu dois anos depois, em 1990, com cursos formais e projetos de modernização do ponto de venda.
A UMV nasceu com a necessidade do Martins de apoiar o cliente varejista na sua modernização frente aos novos desafios do mercado e para aproximar-se mais do seu cliente na busca pela sua fidelização.
A Universidade Martins do Varejo é um centro de excelência no desenvolvimento e aplicação da tecnologia voltada para o crescimento do varejo. Seu conhecimento foi acumulado durante os anos de atuação no mercado de pesquisas empreendidas para entender, modernizar e inovar o varejo.
A Universidade Martins do Varejo desenvolve e aplica parcerias com a indústria pelo conceito de gerenciamento de categorias voltado para os pequenos e médio varejistas. O programa traz benefícios significativos nos resultados comerciais, focalizando as práticas de merchandising e marketing mais eficientes, sempre orientadas para o consumidor, que compreendem alguns pontos importantes: sortimento, promoção, apresentação na gôndola. Os parceiros do SIM podem usufruir de todo conhecimento, que é compartilhado e disseminado por meio de projeto de layout, projetos de fachada, projetos de iluminação e departamentalização.
Também são oferecidos pela UMV treinamentos presenciais e a distância (EAD), modelos de gestão de negócios específicos para os segmentos do varejo, definição de mix, gerenciamento por categorias, tributação e ferramentas de apoio á gestão com acompanhamento de implantação.
A revista “Vitrine do Varejo”, um canal de apoio a oferta de conhecimento e treinamento de clientes, é editada pela UMV.