Hélio Gonçalves de Almeida, gerente executivo do Martins, é reconhecido no anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros
20 de julho de 2017IAMAR e UFU lançam parceria para capacitar jovens em regiões de vulnerabilidade social
3 de agosto de 2017Por Melissa Lulio
Um líder é uma pessoa integra, comprometida, focada na missão e que lidera por um exemplo. É esse o conceito que o Grupo Martins utiliza como base em sua gestão, de acordo com Fabrício Alves Ferreira, diretor de desenvolvimento humano e organizacional da Martins Atacado. “Liderança é um fenômeno, não um dom”, destaca. Além disso, ele conta sobre o programa de Gestão de Desempenho e Desempenho (GPD). “São avaliados objetivos e competências”, explica. “É um processo complexo e completo”.
Recentemente, a empresa colocou no painel de desenvolvimento também o plano de sucessão. A avaliação de potencial envolve engajamento, habilidades e aspiração. “Já avaliamos habilidades e engajamento, mas no caso da aspiração fazemos uma conversa com as pessoas da empresa”, explica. “A ideia é que não haja nenhum susto quando precisarmos de sucessores”.
Ele conta ainda que está tudo automatizado: as pessoas podem até mesmo saber o próprio desempenho em um portal interno da empresa. “Nosso conceito é incentivar os gestores para que eles possam ser lideres educadores”, diz. “Hoje acreditamos no líder transformador, que vai impactar o ambiente onde está, que exerce influência sem se impor, motivando as pessoas de forma natural”.
O modelo educacional da empresa envolve soluções de problemas reais, feedbacks, mentorias, coaching, cursos à distância, leituras, etc. Nesse sentido, ele cita o Formar – um serviço que a empresa utiliza entre os funcionários. Os colaboradores podem contar também com o Colégio Smart, que inclui cursos de atendimento ao cliente, padaria e contabilidade. Como se não bastasse, a empresa tem uma universidade que passa a contar com uma ferramenta semelhante ao Netflix, voltada para educação on demand, e com um curso de MBA voltado para o varejo.
Fonte: BrWeek
3 Comments
Empresas são feitas de pessoas, sendo estas seu maior ativo. O Grupo Martins sempre deu valor a isso, representado pelo Sr. Alair, com Mindset que fez prosperar esta organização, conectando pessoas e promovendo revoluções em sua organização. Parabéns Fabrício pelo grande trabalho realizado em um dos mais importantes pilares deste maravilhoso grupo, o qual tive o privilégio de ser colaborador. Sucesso a todos!!
Parabéns, Fabrício. O seu trabalho de Desenvolvimento Humano e Organizacional vem se consolidando ao longo dos anos como a base de apoio dos líderes do Martins para que a empresa se perenize e se fortaleça com pessoas capacitadas e praticantes dos valores Martins. E tudo isso com o apoio do líder máximo, aquele que os inspira todos os dias, o Sr. Alair Martins. Sucesso !!!
Realmente o modelo nos inspira a traçar um caminho pautado no esforço, no mérito e exemplo.
Parabéns!